Pensar fora da caixa – estudos de embalagens marcas Soguima
O desafio
3 marcas diferentes, 3 públicos diferentes, 3 embalagens diferentes para promover o fiel amigo – o delicioso bacalhau Soguima. Abaixo pode ver o resultado visual mas por detrás disto está todo um trabalho estratégico, de naming, assinatura, branding, posicionamento e segmentação das marcas no mercado.
O porquê de tudo isto
A não ser que estejamos a vender “banha da cobra”, uma só marca não dá para tudo, não dá para todos os mercados, todos os públicos, todas as realidades. Importa ter isto em atenção e fazer todo um trabalho preliminar para adaptar a marca ao destinatário-alvo. Para chegar ao resultado que aqui vê há muito trabalho estratégico e de comunicação com o mercado.
Identificar os targets
// TARGET .:. Qualquer acção em comunicação tem um destinatário definido. O target é o grupo central de pessoas que a comunicação pretende atingir. Não que os consumidores sejam um alvo a abater, longe disso. São antes um alvo a conquistar. Quanto mais direccionada for a comunicação, melhor ela será retida pelos seus receptores.
Este é um dos primeiros pontos a definir. Isto é sobretudo importante para o mercado externo onde existem mercados muito grandes, existem grandes variações de públicos e onde o poder de compra varia de forma abismal.
Importa assim ter uma oferta diferenciada para cada mercado pois cada mercado é único e tem problemas e características únicas.
Por exemplo, no Brasil há que ter uma estratégia de marca para as grandes metrópoles (como São Paulo e Rio de Janeiro), outro tipo de produto e preços para as cidades medianas e outro ainda para o Brasil profundo (interior) onde os custos de vida e poder de compra não têm rigorosamente nada a ver com o que se pratica noutros locais do país.
Dar nomes às coisas - Naming
// NAMING .:. Tudo começa antes mesmo do nascimento. A escolha do nome é sempre um drama. Isto verifica-se quer se trate de uma criança, de um produto, serviço ou empresa. Ao processo de dar nome às coisas os publicitários chamam de Naming.
O nome de um produto ou serviço é também muito importante para ajudar a definir o produto e o posicionamento junto dos consumidores. Deve dizer algo.
Voltando ao exemplo Soguima, o baptismo das marcas resultou no seguinte:
CAPITÃO COD - Uma marca de gama baixa e que apela especialmente aos mais pequenos
MARCOD - Marca de gama média, no sentido de atingir um público mais abrangente
PORTOMAYOR - Marca de desnatação pura cujo objectivo é posicionar-se no patamar mais elevado em qualquer dos elementos constituintes do mix.
Fazer a bota bater com a perdigota - Branding
Outro aspecto importantíssimo na diferenciação das marcas é o branding. Uma marca de gama baixa não pode parecer cara, e uma marca de desnatação pura não pode parecer comum.
Neste sentido a Soguima criou 3 marcas diferentes para dar resposta a públicos distintos:
CAPITÃO COD – Gama baixa
MARCOD - Gama média
PORTOMAYOR - Desnatação
“Vestir” as marcas de acordo com o target - Packaging
Uma vez definido o nome (naming) e a cara (branding) importa agora vesti-la de acordo com o seu estatuto.
CAPITÃO COD - Gama baixa
MARCOD - Gama média
PORTOMAYOR - Desnatação
E muito mais
Avisamos desde já que isto é apenas uma parte do processo, há ainda muito mais trabalho por detrás de uma “simples” embalagem, mas por hoje ficamos por aqui.
Acredito que de qualquer forma que for ao supermercado já não vai olhar para as embalagens da mesma forma e para já isso é o suficiente.
Gostou do que leu e quer continuar a “lição”? Nós explicamos tudo tim-tim por tim-tim: +351 938 454 798 | work@adso.pt
ENGAGE // CONNECT // CONTACT
*ADSO COMUNICAÇÃO GLOBAL: http://adso.pt
*LINKEDIN: http://pt.linkedin.com/in/josevillacardoso
*YOUTUBE: http://www.youtube.com/acordodia
*TRABALHOS: http://adso.pt/trabalhos/todos
*BLOG: http://adso.pt/blog/todos
FAÇA DOWNLOAD DE DOSSIERS: http://adso.pt/docs Branding / Trocado por miúdos / Brochura de apresentação ADSO / Dossiê Internet / Mercado Externo / Dossiê de Merchandising / Destino Polónia - case study / Eurotux - case study
NÓS SOMOS O CLIENTE - A Cimenteira do Louro; ADO; Amândio Carvalho; Anteros Angola; Alibaba; Banco Bic Angola; Bio Brasil; BW Chic / BW Kids; Caixiave; Câmara Municipal Armamar; Certave; CJR Angola; CJR Grupo; CJR Wind; Clube Golfe Braga; Columbus; Dealer; Deluxe; Dettagli; Embaixada da Polónia; Enermeter; Engimagne; Eurotux; Enersie; EDGE; Fafstone; FBS; Fricon; Fuxia; GFN; Governo do Bié; Grupo Anteros; Grupo C; Grupo Cardan; GTI; Helvetica; InBid Moçambique; Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais – Angola; Kalinvest; Kikigu; Laforêt; LusoAtlantis; Lacatoni, Market Access; MCA Group; Mecwide; Medium; NTW Senior Living; Pathfinders; Playvest; Produtiva; Quadrisol; Quarpor; Ressa; Remax Liberty; Saccus; Seprem; Sepri; Sepri Moçambique; Sici93; Smart Inovation; Soguima; Somirav; Spazio Sport; Sonix; Sports Place; Solar das Bouças; Triede; Troficolor; Universidade do Minho; Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; Vida Económica; VMC systems; Winbel; Wow Angola; #braga #porto #guimaraes #portugal #fafe #felgueiras #aveiro #trofa #maia #barcelos #famalicão #gaia #textil #tecnologia #engenharia #construção #saúde #imobiliario #contabilidade #economia #inovação #empreendedorismo #vestuario #calçado #desporto #lazer #obraspublicas #startups #consultoria #uminho #ipca #marketingdigital #website #comunicação #sustentabilidade #negocios #formacao #publicidade #redessociais #comercial #vendas #design #branding #marketing #social #designgráfico #consultoria #fundoscomunitarios #socialmedia #internacionalização #merchandising #angola #publicidade #digital #golfe #golf #portugal2030 #produtividade #linkedin #criatividade