✅ Jardim Botânico do Porto - Galeria da Biodiversidade - Casa Andresen
Às segundas começamos a semana com boas notícias. Em algumas olhamos para o nosso umbigo, noutras partilhamos a positividade que por aí vai. Esta segunda é assim:
Jardim Botânico Gonçalo Sampaio da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) teve a sua origem em 1949 aquando da aquisição pelo Governo português de uma quinta de família nos arredores da Cidade. A quinta incluía uma casa construída na segunda metade do século XIX, rodeada por jardins e terrenos agrícolas. Atualmente o Jardim Botânico está na zona central da Cidade. Os jardins originais foram conservados e aumentados e os terrenos agrícolas e de floresta foram transformados em parque arborizado.
O Jardim Botânico compreende atualmente:
- Jardim histórico, para cuja monumentalidade muito contribuíram primeiro os Andresen e, depois da instalação do Jardim, o arquiteto paisagista alemão Karl Franz Koepp e o engenheiro silvicultor Renato Dantas Barreto;
- Áreas de lagos, com plantas aquáticas;
- Área de parque, com uma importante coleção de gimnospérmicas e exemplares de faias, carvalhos, tulipeiros e magnólias;
- Um jardim de suculentas;
- Uma zona de estufas com plantas tropicais, subtropicais, orquídeas e suculentas.
No contexto da fusão dos Antigos Museus de História Natural e de Ciência da Universidade do Porto, o Jardim Botânico do Porto integra agora o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).
Galeria da Biodiversidade
Criada em 2017, foi uma ideia do cientista Nuno Ferrand. Consistiu num investimento de 4 milhões de euros, sendo instalada na Casa Andresen, que sofreu obras de reabilitação profundas. O projeto de reabilitação foi da autoria do arquiteto Nuno Valentim, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Foi o primeiro museu universitário associado a um Centro Ciência Viva.
Cada peça da Galeria é uma obra de arte (instalação) feita pelo museólogo espanhol Jorge Wagensberg. Destaca-se a obra "Vitina Hipercúbica de Compreensão Súbita" que possui ovos verdadeiros das coleções do Museu e uma baleia proveniente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, referida por Sophia de Mello Breyner.
Em 2018 recebeu o Prémio Nacional de Museografia. Desde a sua abertura já recebeu mais de 100.000 visitantes.
Casa Andresen
Em 1802, o francês Jean Pierre Salabert, fabricante de "chapéus finos", comprou a Quinta Grande, outrora pertencente à Ordem de Cristo, que passou a ser conhecida como "Quinta Grande do Salabert". Pouco tempo mais tarde, a Quinta foi confiscada pelo Estado ao seu proprietário, na sequência das Invasões Francesas. Por altura da Revolução Liberal de 1820, já era propriedade de João José da Costa.
Em 1875, a propriedade foi adquirida por João Silva Monteiro, "brasileiro de torna viagem", que ordenou a demolição da antiga habitação e a construção de um palacete na então denominada Quinta do Campo Alegre.
Vinte anos depois, a Quinta passou para a posse de João Henrique Andresen Júnior e de sua mulher, Joana Andresen, que concluíram o projeto de renovação da casa e dos jardins. João Andresen era filho do homónimo industrial e comerciante de vinho do Porto e foi avô dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) e Ruben A. (1920-1975).
A 30 de junho de 2017 foi oficialmente inaugurada, na Casa Andresen, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.
🌐 CONTACTOS
+351 220 408 686
https://www.facebook.com/mhnc.up.pt/
https://www.instagram.com/mhnc.up/
…
E como diria o Engº Sousa Veloso,
“Despeço-me com amizade até ao próximo programa”
ENGAGE // CONNECT // CONTACT
*ADSO COMUNICAÇÃO GLOBAL: http://adso.pt
*LINKEDIN: http://pt.linkedin.com/in/josevillacardoso
*YOUTUBE: http://www.youtube.com/acordodia
*TRABALHOS: http://adso.pt/trabalhos/todos
*BLOG: http://adso.pt/blog/todos
FAÇA DOWNLOAD DE DOSSIERS: http://adso.pt/docs Branding / Trocado por miúdos / Brochura de apresentação ADSO / Dossiê Internet / Mercado Externo / Dossiê de Merchandising / Destino Polónia - case study / Eurotux - case study
NÓS SOMOS O CLIENTE - A Cimenteira do Louro; ADO; Amândio Carvalho; Anteros Angola; Alibaba; Banco Bic Angola; Bio Brasil; BW Chic / BW Kids; Caixiave; Câmara Municipal Armamar; Certave; CJR Angola; CJR Grupo; CJR Wind; Clube Golfe Braga; Columbus; Dealer; Deluxe; Dettagli; Embaixada da Polónia; Enermeter; Engimagne; Eurotux; Enersie; EDGE; Fafstone; FBS; Fricon; Fuxia; GFN; Governo do Bié; Grupo Anteros; Grupo C; Grupo Cardan; GTI; Helvetica; InBid Moçambique; Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais – Angola; Kalinvest; Kikigu; Laforêt; LusoAtlantis; Lacatoni, Market Access; MCA Group; Mecwide; Medium; NTW Senior Living; Pathfinders; Playvest; Produtiva; Quadrisol; Quarpor; Ressa; Remax Liberty; Saccus; Seprem; Sepri; Sepri Moçambique; Sici93; Smart Inovation; Soguima; Somirav; Spazio Sport; Sonix; Sports Place; Solar das Bouças; Triede; Troficolor; Universidade do Minho; Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; Vida Económica; VMC systems; Winbel; Wow Angola; #braga #porto #guimaraes #portugal #fafe #felgueiras #aveiro #trofa #maia #barcelos #famalicão #gaia #textil #tecnologia #engenharia #construção #saúde #imobiliario #contabilidade #economia #inovação #empreendedorismo #vestuario #calçado #desporto #lazer #obraspublicas #startups #consultoria #uminho #ipca #marketingdigital #website #comunicação #sustentabilidade #negocios #formacao #publicidade #redessociais #comercial #vendas #design #branding #marketing #social #designgráfico #consultoria #fundoscomunitarios #socialmedia #internacionalização #merchandising #angola #publicidade #digital #golfe #golf #portugal2030 #produtividade #linkedin #criatividade
- Testemunhos
-
“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone
-
“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição