Balanço Fundos Comunitários Portugal2020 – Parte I

Balanço Fundos Comunitários Portugal2020 – Parte I
 

O CEO da ADSO, entidade acreditada nas tipologias Internacionalização, Empreendedorismo e Inovação do Portugal 2020 faz um balanço da evolução do programa de acesso a fundos comunitários até ao momento.

 

01 :: QUE BALANÇO É QUE FAZ DO PORTUGAL2020 ATÉ AO PRESENTE?

JOSÉ VILLA CARDOSO :: O Portugal2020 tem genericamente 1 ano desde que está em vigor, sendo que em velocidade de cruzeiro traduz-se em alguns meses. Tendo em conta que houve uma evolução a partir do QREN, para quem já tinha experiência nesse programa o processo não acarreta grandes novidades. Parece-me que globalmente tem-se desenrolado de forma positiva.

 

02 :: QUAIS OS ASPETOS POSITIVOS QUE DESTACA

JVC :: Destaco o facto de as candidaturas serem relativamente fáceis de perceber, da uniformidade de apresentar candidaturas e daquilo que é necessário às mesmas, de haver um esforço de simplificação e de não se pedir tanta informação a montante.

Digamos que a burocracia para apresentação das candidaturas está bastante melhor.

Também as análises / decisões / aprovações têm sido relativamente céleres e genericamente dentro dos prazos.

 

03 :: NA SUA OPINIÃO, O QUE CORREU MENOS BEM? O QUE PODERIA SER MELHORADO?

JVC :: Desde logo ainda continua a ser um defeito a plataforma tecnológica para apresentação de candidaturas e a interação que existe com as entidades. Há um esforço de evolução mas continua a haver margem para bastantes melhorias a este nível.

Por outro lado, o facto de haver concursos que foram alterados e até mesmo suspensos sem aviso prévio também não é bom, visto que muitas empresas ainda estavam a ponderar concorrer a essas tipologias.

 

04 :: QUAIS SÃO OS ERROS FREQUENTES QUE VÊ A ACONTECER NAS CANDIDATURAS

JVC :: Por parte de quem apresenta candidaturas, a principal falha é não se ter uma noção correta da realidade empresarial e não ter sobretudo os números na ponta da língua.

 

05 :: EM TERMOS DE APROVAÇÃO DE CANDIDATURAS E PROJETOS, ESTÁ SATISFEITO? COMO É QUE TEM CORRIDO?

JVC :: O grau de aprovação tem sido muito de acordo com o que já era normal no quadro anterior, pelo que quando o projeto é bom e sustentável é evidentemente aprovado. Quando não tem tanta viabilidade é normal que não tenha o mesmo mérito.

 

06 :: FAZ MAIORITARIAMENTE PROJETOS DO COMPETE2020 DE FORMA GERAL TANTO INOVAÇÃO COMO INTERNACIONALIZAÇÃO MAS TAMBÉM QUALIFICAÇÃO E OS DIVERSOS VALES. AS EMPRESAS TÊM SABIDO APROVEITAR AS OPORTUNIDADES? ESTÃO PREPARADAS PARA TODOS OS DESAFIOS?

JVC :: Neste caso há que fazer uma distinção das empresas em 2 tipos: (1) as que estão sensibilizadas sobre os projetos e encaram os fundos comunitários como uma ferramenta da sua atividade – são poucas – e (2) as outras, que são a generalidade e que só ouvem falar mas ainda olham de lado para os projetos.

As primeiras estão devidamente estruturadas e têm em conta, nos seus planos de investimento, as oportunidades que possam surgir em termos de financiamento. As outras estão no oposto e não tiram proveito das oportunidades e apoios que possam existir.

 

07 :: NA SUA OPINIÃO, QUAL TEM SIDO O MAIOR PROBLEMA DAS EMPRESAS. EM QUE PRECISAM MELHORAR?

JVC :: As empresas todas precisam de melhorar os números e a posição no mercado e isso é uma realidade continuada. Se as empresas quiserem conquistar mercado e melhorar performance têm que fazer sacrifícios.

Estamos no início do ano e é normal desejarmos que este ano seja diferente, quando na realidade o que nos devemos preocupar é em NÓS sermos diferentes. Mas para melhor.

Se continuarmos a ser os mesmos não vamos melhorar, só vamos piorar.

 

Estamos acreditados. A ADSO faz parte do conjunto de entidades acreditadas nas tipologias Internacionalização, Empreendedorismo e Inovação do Portugal 2020.
Ligue +351 938 454 798 e dê o primeiro passo para receber a sua parte dos fundos comunitários.


Visite a página adso.pt/portugal2020 para mais informações sobre fundos comunitários e candidaturas Portugal 2020.


Testemunhos

“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone

“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição

 

Comentar

Enter the word

Contacte-nos

Enter the word

Links directos


 
classificado em: ,
Top