6 sinais que um website está fora de moda
Existem sinais inequívocos de que um website ficou parado no tempo. Conheça alguns:
#1 – É PARADO OU DEMASIADO ANIMADO
Por um lado, tem uma natureza morta que já cansa de ver e só serve para embalsamar, ou então há muitos anos atrás foi na loucura do Flash e hoje tem um site que não se vê em telemóveis / tablets e isso é “somente” mais de 50% do mercado.
#2 – NÃO TIRA PARTIDO DAS FERRAMENTAS DE SEO
Para uma empresa, ter um website que não usa estratégias para ser indexado nos motores de busca é o mesmo que instalar uma linha telefónica e não dar o número a ninguém.
O Google, e os restantes motores de busca, podem ser seus amigos. Tire partido das ferramentas de SEO e coloque o seu site nos primeiros lugares das pesquisas para que quem procura aquilo que tem para oferecer o encontre facilmente.
#3 – A ÚLTIMA NOTÍCIA PERTENCE À ERA PRÉ-TELEVISÃO A CORES
A informação nos dias de hoje só é informação se for actualizada. Se a última actualização tem meses é quase o mesmo que ser do século passado. Os visitantes querem aceder a um site e ver informação nova.
Não precisa mudar tudo, deve ir fazendo actualizações constantes. Assim dará razões para os visitantes retornarem.
#4 – SÓ FUNCIONA NO INTERNET EXPLORER E POUCO MAIS
Já lá vão os tempos em que o Internet Explorer era o único browser internet utilizado. Hoje as opções são imensas e se contarmos com os dispositivos móveis então, upa, upa. Se um website só funciona numa das plataformas (qualquer que seja) está a ignorar uma fatia enorme de utilizadores.
Para além de funcionar nos vários sistemas, é importante que funcione correctamente ou seja, que seja responsivo, que se adapte ao meio em que está a ser exibido para que independentemente da plataforma a experiência seja sempre a melhor.
#5 – O ÚNICO CONTACTO É A MORADA
Estou interessada num serviço e agora, o que esperam que faça? Que envie uma carta? Que me dirija até ao outro lado do país, quiçá do mundo (sabem que a internet é global, não sabem) para fazer um pedido?
A palavra-chave num website é interacção. Emails, telefones, telemóveis, endereços de skype, chats, formulários… Nos dias de hoje é imprescindível colocar à disposição do visitante o maior leque possível de formas de contacto para que este possa utilizar o que mais lhe convém.
#6 - NÃO PERMITE PARTILHA NAS REDES SOCIAIS
E se eu quiser recomendar aos meus amigos? Não estamos aqui a dizer que todas as empresa têm forçosamente que ter presença nas redes sociais (mas deviam), o que estamos a dizer é que praticamente toda a gente tem e que essa é uma das formas mais utilizadas para partilha de informação.
Facilitar a partilha do conteúdo das páginas nas redes sociais dos visitantes é hoje quase tão importante como disponibilizar um endereço de email da empresa no website – ou seja: imprescindível.
Podíamos ainda ter muitas outras razões para invocar: não é multilingue, não é responsivo, é inseguro, não tem CMS ou conteúdo dinâmico, não é actualizável, ainda tem o fax em destaque nos contactos, etc., etc..
Veja sites responsivos, que indexam no Google e com muito conteúdo actual e interactivo:
Caixiave - Líder ibérico na produção de janelas e portas eficientes
Eurotux - especialistas em planeamento, integração e implementação de sistemas informáticos
FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Certave - Engenharia e Construção
Pathfinders - Consultadoria especializada no apoio à gestão de patrimónios e empresas
Inspire-se, inveje, cobice e quando quiser um website de excelência, venha falar connosco.
- Testemunhos
-
“ADSO= Inovação e Competência. Mais que um fornecedor de serviços são parceiros estratégicos.” Filipe Silva – FAFstone
-
“Pela seriedade, profissionalismo e empenho! Sabe "vestir" a nossa camisola!” António Ressurreição